Ouvir notícia:
…
Município apresentou cinco trabalhos voltados à formação, gestão e inovação
Itaquaquecetuba marcou presença como município palestrante no II Simpósio Internacional Diretor em Foco: Formação e Desafios Cotidianos, em Brasília. O encontro reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais da educação do Brasil, Chile e Portugal, promovendo debates sobre liderança pedagógica, gestão escolar e fortalecimento das políticas públicas educacionais.
Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e em parceria com 35 universidades federais, o simpósio apresentou mesas temáticas e discussões sobre o Programa de Desenvolvimento e Inovação Pedagógica (PRODITEC), mentoria de diretores escolares e experiências inovadoras de redes municipais.
A Secretaria de Educação de Itaquá representou a cidade com oito profissionais: Cláudia Alencar Lopes (coordenadora do AVA Itaquá e articuladora MEC–município), Taila Paula (coordenação pedagógica do AVA), Fernanda Santos (representando a secretária de Educação, Maria Cristina Perpétuo), Marcos Morales (responsável pela TI do AVA), Kátia Cilene de Andrade (formadora e supervisora), Mirian Rosiris Mendes (comunicação), além das diretoras Mônica Aquino Nunes Barbosa e Maria da Penha Oliveira.
Foram apresentados pelo município cinco trabalhos voltados à formação, gestão e inovação, sendo eles sobre os desafios da liderança de departamento, mentoria à gestão colaborativa, da mentoria de diretores escolares à formação em rede, parceria universidade–município e da adesão de cursistas à prática. Os trabalhos ressaltaram a importância da formação contínua, do apoio à gestão escolar e da articulação entre teoria e prática.
Um dos pontos altos da participação foi a apresentação da plataforma AVA Itaquá, um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido pelo município e alinhado às diretrizes do MEC. A iniciativa tornou Itaquá a primeira cidade do país a oferecer uma plataforma exclusiva para formação continuada de diretores, professores e equipes gestoras, se consolidando como referência em inovação educacional e uso pedagógico de tecnologias.
O prefeito Eduardo Boigues destacou o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido na rede municipal. “Itaquá está vivendo um novo momento na educação. Participar desse simpósio e apresentar nossas práticas mostra que estamos no caminho certo, investindo em formação, tecnologia e valorização dos profissionais que fazem a diferença no dia a dia das escolas.”
A secretária de Educação, Maria Cristina Perpétuo, reforçou o compromisso com a qualidade da formação. “O AVA Itaquá nasceu da necessidade de oferecer oportunidades reais de desenvolvimento para os gestores. Ver esse trabalho reconhecido nacionalmente reafirma nosso propósito de qualificar cada vez mais a educação do município.”
O secretário de Governo, Marcello Barbosa, também enfatizou a importância da integração entre diferentes áreas da administração. “Itaquá tem investido em políticas sólidas, baseadas em evidências e alinhadas às diretrizes nacionais. A presença no simpósio é resultado de um trabalho conjunto entre governo, educação e tecnologia, sempre com foco na melhoria do ensino.”


















