As ações realizadas nos postos de saúde de Itaquá em prol da Campanha ‘Novembro Azul’ que trata sobre a prevenção do câncer de próstata continuam, e na próxima semana acontecerão atividades na Unidade de Saúde da Família (USF) Piratininga e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Centro, Maragogipe e Paineira.

Na USF Piratininga será ministrada uma palestra sobre prevenção ao câncer de próstata, às 07h30, na segunda-feira (12/11) e esta atividade seguirá até o dia 22 nesta unidade.

Na UBS Centro, do dia 13 (terça-feira) ao dia 20, às 9h30, serão dadas orientações e oferta de exame de próstata. De 14 a 21/11, sempre às 11 horas, na UBS Paineira, será feita também palestra sobre prevenção e coleta de PSA (exame de sangue para diagnóstico de alterações na próstata). Já na UBS do Jardim Maragogipe, sempre as terças-feiras deste mês serão realizados exame de próstata e coleta de PSA, às 7 horas.

As ações seguirão até o fim do mês e no cronograma estão incluídas outras unidades de saúde. A USF do Miray e a UBS do Jardim do Carmo irão promover palestra em prol da saúde do homem, no dia 21, sendo que na USF será às 9 horas e na UBS, às 13 horas.

Na USF Nícea/Louzada, no dia 22, vai ser ministrada a palestra ‘Homem também precisa se cuidar’, às 8 horas e, no mesmo dia, na UBS Caiuby, as 7 e 10 horas, terá coleta de PSA e palestra de prevenção do câncer de próstata.

Na UBS Morro Branco, será oferecido exame de próstata e orientações, às 11 horas. Este tipo de ação se repetirá nesta unidade nos dias 22 e 29 de novembro.

No dia 23, a USF América vai realizar a palestra: “Desmitificar e encorajar para cuidar’, às 8h30, que será repetida nos dia 28 e 29. Também no dia 23, A UBS do Monte Belo, vai promover palestra de prevenção e coleta de PSA.

A USF Josely e a UBS Caic realizarão ações no dia 24, às 8 horas, sendo que na USF terá palestra e realização de testes rápidos e de PSA e na UBS orientações e também coleta de PSA.

Na USF Pequeno Coração, no dia 27, às 8 horas, acontecerá a palestra ‘Seja um herói da sua saúde’ e coleta de PSA, e no mesmo dia, a UBS do Recanto Mônica estará realizando palestra de prevenção do câncer de próstata, às 11 horas.

No dia 28, será vez da UBS do Jardim Odete promover palestra sobre o assunto, às 10 horas, e no dia 29, a UBS do Marengo também com palestra orientativa, às 8 horas.

Endereços das unidades de saúde

UBS Morro Branco – Rua: Rio Grande do Sul, 585, Aracaré

UBS Maragogipe – Rua: Paulistana, 95, Jd. Maragogipe

 USF Piratininga – Rua Teófilo Braga, 147, Pq. Piratininga

UBS Centro – Rua: João Vagnotti, 221, Centro

UBS Paineira – Rua: Serra Paranapiacaba, 380, Jd. Paineira

USF Miray – Rua Maringá, 603, Jd. Miray

UBS Jd. do Carmo – Rua Jaú, 26, Jd. do Carmo

USF Nícea/Louzada – Rua: Diamantina, 181, Jd. Nícea

UBS Caiuby – Estrada dos Índios, 1.125, Jd. Caiuby

USF América – Avenida Pedro Cunha A. Lopes, 2.500

UBS Monte Belo – Rua Arujá, 25, Monte Belo

USF Josely – Rua Floresta, 43, Jd. Josely

UBS Caic – Rua Santa Catarina, 382, Morro Branco

USF Pequeno Coração – Rua Frei Caneca, 280, Pequeno Coração

UBS Recanto Mônica – Rua Mombuca, 176, Recanto Mônica

UBS Jd. Odete – Rua: Visconde de Taunay, 210, Altos de Itaquá

UBS Marengo – Avenida Gonçalves Dias, 1.805, Pq. Res. Marengo