A EMEB Santino Hayashi Amano recebeu muda de árvores da Ecopistas e efetuou o plantio num evento de arborização na unidade escolar na terça-feira. A ação foi conduzida pela professora Ivonilda da Silva Duarte Ferreira e contou com a presença da comunidade escolar e da representante da empresa, Mariany Valentin, analista de sustentabilidade e do Almirante Grillo, viverista. A realização teve como objetivo principal contextualizar os conteúdos trabalhados no projeto Ecoviver, este destinado aos alunos dos 5ºs anos, mas que por meio desta ação ampliou o foco para todos os alunos da unidade escolar.
A professora Ivanilda explicou que ela observa a ação como uma possibilidade de mostrar aos alunos que os valores e os conceitos da educação ambiental estão se perdendo e, nesse sentido, após a efetivação de tais conhecimentos eles podem aplicar isso no seu dia a dia levando aos seus pais, familiares e amigos para que eles possam ter um ambiente melhor. A docente destacou ainda que, a vivência que eles vão ter no projeto possibilitará a execução e o plantio de sementes e de mudas para a elaboração de uma horta, além disso, farão a reutilização de materiais que seriam sucatas, mas que se ressignificação tornando-se outro objeto utilitário. “Acredito que se a gente aplicar isso com as crianças elas certamente atuarão como agentes multiplicadores de boas ações, pois, a criança é uma semente e tudo o que a gente colocar ali dentro vai germinar e certamente contribuirá para um meio ambiente melhor e uma sociedade mais consciente,” concluiu a profissional.
O diretor da escola Ronaldo Quintans disse que toda a comunidade escolar ficou muito satisfeita com a realização da ação e agradeceu a Ecopistas pela doação das mudas de plantas. “Somente com ações efetivas em prol ao meio ambiente é que podemos formar cidadãos conscientes e uma sociedade melhor,” concluiu o professor.
O secretário de Educação, Fabiano Novais parabenizou todos os envolvidos na ação e, sobretudo, agradeceu a Ecopistas pela parceria que desenvolve junto ao município. “Desde as séries iniciais, toda criança aprende que uma das alternativas mais simples e de baixo custo para combater os impactos ambientais causados à natureza pelo homem dá-se por meio do plantio de árvores, nesse sentido só tenho a agradecer todos os envolvidos na ação pela realização deste plantio de árvores na EMEB Santino,” destacou o titular da pasta.
Já a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, explicou que a questão do meio ambiente é um dos temas transversais destacados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). “E, eles, traduzem valores essenciais à democracia e ao convívio comum à cidadania, nesse sentido são norteados por questões que se fazem urgentes e importantes na pauta da agenda pública para a sociedade atual, que precisam ser discutidas, refletidas e solucionadas,” disse a profissional.