Alunos de Itaquaquecetuba participaram nesta terça-feira, dia 12, da Olimpíada Estudantil de Xadrez Escolar, na cidade de Mogi das Cruzes. O evento foi realizado nas dependências do Colégio Objetivo e contou com participação de 12 escolas, sendo quatro particulares, duas estaduais e seis municipais.  O campeonato teve por objetivo despertar o espírito educativo entre os jovens, além de descobrir novos talentos na modalidade esportiva.

A EMEB Ver. Antonio Rodrigues Gallego representou Itaquá, a professora de xadrez da unidade escolar, Idalina Luzia Inácio Brazileiro, inscreveu um grupo de 11 alunos, entre meninas e meninos, na faixa etária de 8 a 10 anos. Os enxadristas participaram nas categorias sub 8 e sub 10, sendo que três foram medalhistas:  Eduardo Henrique de Morais Ferreira, vice campeão, categoria A,  Priscila dos Santos Tondacio , vice-campeã, categoria B e Emilly dos Santos Almeida, ficou em 3º lugar, medalha de bronze.

Segundo a Profª Idalina Luzia Inácio Brazileiro, “os alunos foram bem no campeonato, todos pontuaram, aliás, nossa escola foi a que mais pontuou; das seis medalhas, trouxemos três. Jogar xadrez é uma excelente estratégia pedagógica, auxilia a criança no desenvolvimento do raciocínio e a criar relações sociais saudáveis”, concluiu. A professora aproveitou para agradecer a Diretora Rosemeire Aparecida Galo de Souza Sales, da EMEB Ver. Antonio Rodrigues Gallego, que não mediu esforços para viabilizar a realização do projeto.

A aluna Priscila dos Santos Tondacio comentou “gostei de participar do campeonato, apesar de um nível alto, muito difícil, mas foi divertido, jogar xadrez está me ajudando a raciocinar nas atividades de matemática”.

O Secretário de Educação, Prof. Fabiano Oliveira Novais, disse “em 2020 a proposta é ampliar o projeto – Jogar Xadrez na Escola – e implementá-lo em mais unidades escolares”.