Alunos do 5º ano da EMEB Prof. Paulo Nunes e da EMEB Ítalo Adami, visitaram a “Semana Paulo Freire da Escola Técnica Estadual (ETEC) “Centro Paula Souza” de Itaquaquecetuba”, na última sexta-feira, 3. A ação teve como objetivo levar os alunos do Sistema Municipal de Ensinopara conhecer as instalações da instituição e suas ofertas de cursos e atividades, uma vez que daqui a alguns anos muitos deles terão a oportunidade de estudarem o Ensino Médio na instituição de grande referência no Estado de São Paulo.

De acordo com o diretor da instituição, Djalma Luiz da Silva, a apresentação tem objetivo de divulgar o trabalho deste educador. “Semana Paulo Freire é um evento Institucional, no qual se comemora em todas as ETEC’s o legado de Paulo Freire. A ETEC de Itaquaquecetuba apresentará nos próximos dias a 6º edição da Semana Paulo Freire com o tema “América Latina”, no qual serão apresentados os países Brasil, Chile, Perú, Porto Rico, República Dominicana e Brasil”.

Acompanhando o evento e a participação dos estudantes, a supervisora escolar,  Mônica Aquino Nunes, disse que a parceria entre a ETEC e as escolas municipais proporcionou um momento gratificante para todos os envolvidos. “As temáticas desenvolvidas e exposição com as peculiaridades de cada país trouxe conhecimento para os nossos alunos, que se sentiram acolhidos pelos anfitriões. É importante parabenizar o empenho e iniciativa da ETEC de Itaquaquecetuba, proporcionando aos seus discentes a autonomia e abrindo os portões da escola para a comunidade vivenciar atividades de qualidade.”

Para a secretária de Educação, Jane Moura Santos, o evento só tende a acrescentar na vida das crianças que brevemente terão a oportunidade de concorrer a uma vaga da instituição. “Todo o estímulo desde agora é muito importante,” concluiu Jane parabenizando todos os envolvidos na ação.

Já secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa explicou que toda ação parceira que possa estimular o desenvolvimento das crianças é muito bem vinda. “O município cresce de maneira relevante no que tange a área da Educação e, sendo assim, a participação de nossas crianças neste evento certamente elevará a autoestima dos discentes e criará expectativas futuras quanto a realizar um curso na instituição,” concluiu Verônica.