A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba, em parceria com o atleta paraolímpico Leandro Cussolini e com o Moviecom Cinema Páteo Itaquá, realizou na sexta-feira (dia 3), a palestra “Escola para a vida: por um mundo melhor”. A ação teve como público alvo, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais.

Presente na abertura do evento a secretária de Educação, Jane Moura Santos, agradeceu a presença de todos e, em especial, do palestrante Leandro por relatar a sua experiência de vida e de superação.

Na mesma direção, também presente ao evento a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, ressaltou a importância de aproveitar este momento que muito contribui com perspectiva de vida futura. “No sentido de refletirmos as questões do nosso dia a dia e procurarmos nos tornar pessoas melhores,” conclui Verônica.

De acordo com Cussolini, a palestra “Escola para a vida: por um mundo melhor”, tem motivado estudantes e docentes a caminharem na direção de uma sociedade que busca por igualdade e respeito, mas, que precisa aprender a lidar cada vez mais com as suas diferenças. Temas como: inclusão, ética, cidadania, bullying e prevenção ao suicídio são abordadas de forma simples e objetiva, porém, com o devido apreço de quem já vivenciou e superou todas essas dificuldades. Leandro Cussolini é psicólogo, palestrante e atleta paraolímpico do Tiro com Arco e Flecha. Com mais de 15 anos de experiência em Recursos Humanos é atuante no Conselho Municipal e Estadual da Pessoa com Deficiência de São Paulo, além de possuir treinamento em inteligência emocional e resolução de conflitos. Em 2003, após um acidente de mergulho em piscina, ficou paraplégico. Sua história de superação, associada à sua experiência acadêmica e profissional, tem transformado a vida de milhares de pessoas e contribuído para a melhoria da qualidade de da nossa sociedade.