Nesta terça-feira, 1, data em que se comemora o Dia Internacional do Idoso aproximadamente 300 idosos participaram da 4ª Caminhada Rosa da Melhor Idade pelas ruas centrais de Itaquaquecetuba. O ato visa conscientizar a população sobre o respeito a este público e também integra a programação do Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama e útero.

A concentração aconteceu às 8 horas no Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquá (CCMII). Com bexigas e laço rosa, o grupo partiu pela Ladeira da Liberdade, Praça Padre João Álvares e ruas centrais. Em seguida fizeram uma parada na praça para um aulão de zumba. Em seguida, retornaram ao CCMII para um café da manhã. A ação contou com apoio da Sabesp e com o hospital Santa Marcelina.

A primeira dama e secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima, a dona Jô, comandou a caminhada e ressaltou que a energia da Melhor Idade irá reforçar as ações de conscientização ao câncer de mama. “Estamos no início de Outubro e teremos uma grande programação ao longo do mês para falar sobre a importância da prevenção. Precisamos disseminar a informação e contamos com a ajuda da população”.

O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Benny Iwao Tsugiyama, lembra que esta é a 4ª edição do evento e já está no calendário de atividades da Melhor Idade. “Eu trabalhei três anos ao lado de vocês no CCMII e o que mais me ensinaram foi o respeito e gratidão. Por isso, vamos lutar para a garantia e avanço nos direitos de vocês”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO

Nos dias 4 e 21 serão realizadas as “Blitz Rosa” com distribuição de panfletos informativos sobre os cuidados e prevenção ao câncer de mama. No primeiro dia, será realizado às 10 horas na Avenida Ítalo Adami, altura do número 11, em frente à Escola Estadual Homero Fernandes Milano, e às 15 horas no cruzamento da SP-66 com Alberto Hinoto. No dia 21, as blitz serão às 9 horas na Estrada do Mandi, número 25, e às 15 horas na Avenida Ítalo Adami, altura do número 2423.

No dia 23, será realizado um “Aulão Rosa de Ritmos e Zumba” para arrecadação de lenços que serão encaminhados para mulheres em tratamento contra o câncer. A atividade será realizada no Ginásio Municipal de Esportes, Sumyoshi Nakaharada, na Rua Santa Rita de Cássia, 173, Vila Japão, às 19 horas. O “aulão” volta a acontecer no dia 29 no Itaquá Garden Shopping, entrada 2, no mesmo horário. Uma “Caminhada Rosa” com Ação Social será realizada no dia 25, na Praça Flora Alves Brito, no Parque Piratininga, com a oferta de diversos serviços.

Por fim, no dia 31, às 10 horas, será inaugurada a nova sede da Secretaria de Políticas para Mulheres que passará a funcionar na Rua João Barbosa de Moraes, 448, na Vila Zeferina. O prédio irá abrigar também a futura Delegacia da Mulher de Itaquaquecetuba. Para este novo serviço se iniciar é preciso de aval do governo do Estado de São Paulo.