A campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo continua em Itaquaquecetuba. O município que antecipou o início da ação no último sábado (04/08), com o chamado ‘Dia D’ de mobilização com postos volantes, realiza a campanha a partir desta segunda (06/08), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade até o dia 31 de agosto, conforme o calendário nacional de imunização.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é vacinar 22.200 crianças de 1 ano a menores de 5 anos (ou seja, até 4 anos, 11 meses e 29 dias), que fazem parte do público-alvo da ação. No sábado (04/08), foram imunizadas 993 crianças, deste total.

As Unidades Básicas de Saúde do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e a pasta de Saúde adiantou que dentro da campanha será realizado outro ‘Dia D’, em 18 de agosto, um sábado, em que as UBSs estarão abertas para a ação, também no período das 8 às 17 horas.

Ainda sobre o próximo ‘Dia D’, um ponto de vacinação estará no Itaquá Garden Shopping (Est. Gov. Mário Covas Junior com estrada do Mandi, 1.205, Bairro Campo Limpo), das 10 às 17 horas, como no último sábado, em que a vacinação também foi feita neste local.

É recomendado aos pais ou responsáveis que ao levarem as crianças para se vacinarem, estejam com o cartão de vacinação dos pequenos.

Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença.

O órgão federal também informou que a Poliomielite, chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.