Ouvir notícia:
…
Previsão é de que a obra seja concluída em até 24 meses
A Prefeitura de Itaquaquecetuba assinou, nesta terça-feira (2), a ordem de serviço para a construção da Clínica-Escola do TEA (Transtorno do Espectro Autista). O equipamento será construído na entrada do Parque Ecológico, localizada na rua Cabrália Paulista, 75 – Estação, e contará com investimento de R$ 9,3 milhões. A previsão é de que a obra seja concluída em até 24 meses.
A cerimônia de assinatura contou com a presença de mães e estudantes atendidos pelo Departamento de Educação Especial (DEE), vereadores, secretários, da Mara Bertaiolli, esposa do ex-deputado federal Marco Bertaiolli, responsável por destinar R$ 5 milhões para a obra, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Prates, e do prefeito Eduardo Boigues.
A clínica-escola marca a integração entre as secretarias de Saúde e Educação em um local dedicado ao desenvolvimento dos estudantes. O projeto beneficiará cerca de mil crianças autistas da rede, com infraestrutura completa para atender cada necessidade.
Para isso, o equipamento contará com horta e jardim sensorial, playground, quadra poliesportiva e um espaço de vida diária, composto por quarto, sala, cozinha e banheiro, onde os profissionais ensinarão atividades cotidianas às crianças. A área clínica incluirá serviços de terapia ocupacional, fisioterapia, psicopedagogia, psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, psiquiatria, neurologia, enfermagem, assistência social, nutrição e pediatria.
A área de ensino será equipada com salas individuais e coletivas, de tecnologia, musicoterapia, brinquedoteca, administração e refeitório, proporcionando um ambiente diversificado e inclusivo para o aprendizado e desenvolvimento das crianças.
O secretário de Governo e Obras, Marcello Barbosa, celebrou o marco para a cidade. “Essa ordem de serviço é uma das mais especiais. Muitos aqui sabem que esse projeto é um sonho desde o início do mandato e agora estamos celebrando o pontapé. Quando a gente inicia uma obra como essa, não é apenas tijolo e cimento, é sentimento transformado em ação, é a sensibilidade de uma gestão.”
Em sua fala, o prefeito explicou a dimensão do projeto. “Cada detalhe foi pensado nas nossas crianças. Hoje estamos celebrando mais um sonho entre tantos que estão sendo realizados. É de ficar orgulhoso que nossa cidade hoje não só nos traz orgulho aqui dentro, como é bem falada lá fora. Tudo isso fruto de uma equipe que elabora projetos maravilhosos”, completou.