Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), uma capacitação voltada à atualização em relação aos primeiros socorros está sendo ministrada aos condutores do serviço de transporte ambulatorial da rede municipal de Saúde.
A capacitação está acontecendo na sede do Samu, na sala de treinamento, através do Núcleo de Educação e Urgência (NEU), nesta semana, e 26 condutores, divididos em duas turmas, estão participando. A ação inclui aulas teóricas e práticas ministradas pelo enfermeiro do Samu, Daniel Dias, que juntamente com o enfermeiro Luciano Penha, também do Samu, foram responsáveis por elaborarem o curso.
O foco segundo a Secretaria de Saúde é proporcionar aos profissionais da área cursos de reciclagem para uma atualização constante. Nesta quarta-feira (13/02), durante o período das 08 às 12 horas, a aula foi prática, e entre as técnicas, o enfermeiro do Samu treinou os condutores com a técnica de reanimação cardiorrespiratória.
Segundo a coordenadora de urgência e emergência, Gisele Solano Amorim, esses motoristas do transporte ambulatorial, conduzem ambulâncias simples que levam pacientes para tratamentos como hemodiálise, quimioterapia e radioterapia, e outros, em localidades como São Paulo e Região do Alto Tietê.
Após a finalização da capacitação, que termina nesta quinta-feira (14), será dado certificado aos participantes. Para o condutor de ambulância da Secretaria de Saúde, Aldomiro Muniz Sacramento, o curso é excelente, já que é um meio de aprimorar conhecimentos: “Temos que fazer esta reciclagem, é essencial”.
O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itaquaquecetuba está localizado na Rua João Vagnotti, 157, Centro.