A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba realizou neste domingo, dia 22 de setembro, a troca de cordões de cerca de 40 alunos de capoeira. A cerimônia marcou a graduação dos praticantes da modalidade, que mistura esporte, arte marcial, cultura, dança e música. O evento que recebeu o nome de “Ginga aê Camarada” foi promovido na própria secretaria e reuniu mais de 200 pessoas.

Apresentações de maculelê e dança afro fizeram parte do ritual de celebração que, além dos graduandos, contou com a participação de mais 60 alunos de capoeira, assim como mestres de outras academias do município e região.

O evento foi conduzido pelo professor de capoeira, da Secretaria de Cultura de Itaquá, Jhonny Aguiar. O secretário da pasta, Luiz Carlos Ginachi, também marcou presença. Promovido pela Secretaria de Cultura, o “Ginga aê Camarada” é mais uma das atrações em comemoração ao aniversário da cidade, que no dia 8 de setembro, celebrou 459 anos.

A capoeira proporciona aos seus adeptos diversos benefícios, entre eles, o auxílio no convívio social, o desenvolvimento de equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora, o respeito às diferenças e muito mais, assim como a prática de qualquer atividade física.

Para mais informações sobre os eventos e projetos da Secretaria de Cultura para crianças, jovens e adultos, o telefone para contato é o 4754-2111. A Secretaria está localizada Avenida Vereador João Fernandes da Silva, número 53, no bairro Vila Virgínia. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.