Você sabe como comer corretamente? Qual a medida exata do sal? O doce está liberado? Para sanar essas e outras dúvidas, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Recanto Mônica realizaram uma palestra sobre alimentação saudável e os seus benefícios para a melhor idade. As orientações foram ministradas pela auxiliar de enfermagem da Unidade Básica de Saúde do Piratininga, Alexandra Vilela da Silva Oliveira.
Ela levou ao conhecimento dos participantes o quanto alimentos industrializados vendidos como mais saudáveis podem ser muito ruins. Um dos exemplos é dos sucos de “caixinha” que possuem cerca de 8 colheres de açúcar em sua composição. O mesmo acontece com os achocolatados. “Neste comparativo vemos que o suco natural é muito melhor do que os sucos vendidos em supermercados”.
Outra boa alternativa é substituir o sal por outros temperos que também dão sabor aos alimentos, como ervas, açafrão, alho e cebola. Segundo Alexandra, os cuidas com o sal também se repetem com o açúcar. “Os alimentos não são proibidos, orientamos que evitem alguns deles e que promovam uma mudança de hábito”, afirma a palestrante.