Com o intuito de mostrar às crianças a importância da diversidade cultural, a Creche Subvencionada Joaquim Vicente da Silva, localizada no Parque Marengo realizou nos meses de maio e junho o Projeto Nações. Foram apresentados diferentes costumes, brincadeiras e comidas de outros países e sua relação com o que há no Brasil.
A atividade teve à sua frente como diretora e coordenadora, Maria de Fatima Ferreira da Silva Santos e a equipe formada por Geane Francisca da Silva e pelas auxiliares de sala: Andressa Souza Dias, Debora Távora de Oliveira, Fabiana Gonzaga da Silva, Lilian Crisóstomo da Silva e Tamiris Maria da Silva. O público alvo foram os alunos da educação infantil I, II, III e IV, os quais desenvolveram áreas do conhecimento, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos campos de experiências, como: O eu, o outro e o nós – espaços, tempos, quantidades relações e transformações – corpo gestos e movimento – traços sons, cores e formas. Tudo isso em cumprimento do Direito de Aprendizagem: explorar, expressar e participar.
De acordo com a diretora da unidade, Maria de Fatima, o objetivo da ação foi estimular a criança a conhecer novas culturas e costumes. “Fazemos isso para que ela saiba que existem outras nações onde habitam crianças como elas e que têm costumes e viveres semelhantes ou com valores que se primam de grande importância e muitos outros questionamentos que fazem parte deste mundo rico em cultura em sua diversidade de cores, culinária vestimenta, musicalidade e brincadeira. Esse convite é mais que especial para cada sala abordar o tema de acordo com cada idade e, neste enredo, dar oportunidade para o diferente e lúdico que se envolve em brincadeiras e saberes que enriquecem nossas crianças diante desta vasta riqueza cultural.”
Foram realizadas rodas de conversas, cartazes, contação de histórias e lendas, brincadeiras com movimento, canto de músicas típicas, apreciação culinária pratos típicos, confecção de artesanato brinquedos e roupas típicas, pintura e colagem, amostra cultural de trabalhos realizados, apresentação de dança e desfile cultural.
Maria de Fátima disse ainda que o projeto foi estendido a todas as salas, porém adaptados de acordo com o seguimento. “No berçário trabalhamos a África com contagem de histórias e musicalização e fizemos uma abordagem em cima de uma problemática focado na afetividade, como afagos e afetos, pois dentro desta salas havias algumas crianças mordendo e batendo então entramos com a proposta do carinho amizade o brincar dividir expressar,” concluiu Maria de Fátima.
Para a supervisora escolar referência das Creches Subvencionadas, Alessandra de Souza Dias, estas ações demonstram o quanto que estas instituições estão focadas na questão pedagógica das crianças, preparando-os de uma melhor forma, para o prosseguimento de seus estudos na fase da educação infantil.O secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, ressaltou que é importante trabalhar estas questões pedagógicas com as crianças desde cedo, pois elas serão melhor preparadas. “Hoje, diferentemente de muitos pensamentos estereotipados sobre as Creches Subvencionadas, cabe ressaltar que essas instituições possuem papel muito importante na formação base de nossas crianças, sempre pautada num acompanhamento pedagógico, com formações continuadas regularmente para os profissionais” finalizou Novais.