As creches subvencionadas da rede municipal de Itaquaquecetuba realizam atividades em comemoração ao Dia do Folclore, oficialmente celebrado no dia 17 de agosto. Até o fim da semana, as unidades irão realizar suas comemorações como forma de incentivo e valorização da cultura popular brasileira.
A supervisora escolar referência das creches subvencionadas, Alessandra de Souza Dias, explica que o trabalho das equipes é de grande importância por explorar a data e o folclore brasileiro.
A Creche Subvencionada Joaquim Vicente da Silva abordou as lendas como boto cor-de-rosa, Saci Pererê, Lobisomen, entre outros, além de tratar das tradições culturais, por meio de atividades lúdicas que envolveram o uso de cores e a imaginação. Para a diretora da Creche Subvencionada Nelson Ferreira Seixeiro, Raquel Ferreira da Silva, as atividades realizadas na unidade relacionadas ao folclore tem como objetivo resgatar e relembrar a cultura do país, por meio de parlendas e lendas. “As crianças ficaram muito motivadas e adoraram participar das ações,” destacou a profissional.
De acordo com Karina Freitas de Araújo Silva, gestora da Creche Subvencionada Antônio Dias de Barros, foi desenvolvido junto aos alunos da unidade atividades alusivas ao tema cujo intuito principal foi trabalhar a sociabilização por meio de um quebra cabeça humano. Os alunos dividiram as figuras de personagens do folclore brasileiro como: a Cuca, o Saci Pererê, a Sereia, o Boi-bumbá etc., em duas partes e colaram no papelão em partes distintas. Cada aluno recebeu uma das partes e a sugestão foi para que cada criança encontrasse a sua metade. “A ação foi muito prazerosa. Os alunos adoraram,” disse Karina.
Já Shirley Dutra Neto, diretora da Creche Maria Ione Victollo Delgado, também segue a mesma linha adotada pelas outras unidades e realiza uma semana temática na unidade. “Começamos a semana do folclore com contação de história realizada pelas professoras” disse Shirley.