Doces juninos como paçoquinha, abóbora cristalizada e pipoca se juntaram ao som animado do “Trio Lazer do Forró”, músicos da cidade que alegraram o dia de São João (24), na Secretaria da Cultura de Itaquaquecetuba. Quem passou na frente do prédio que abriga a sede da pasta, na rua João Fernandes da Silva, 53 – Vila Virgínia, conferiu a música animada e os encantos de uma festa de São João.

Por conta da pandemia e dos cuidados sanitários, não é permitido fazer as festas tradicionais com quadrilhas e muitas barracas, mas a céu aberto foi possível contemplar o São João, o segundo santo junino, que vem depois de Santo Antônio e antes de São Pedro.  Além das cortesias (doces gratuitos), a equipe da secretaria ainda dispôs de bandeirolas, caipiras e até uma boneca.

A secretária da pasta, Maria Ana Rosa, a Nena, explica que a tradição não pode se perder, ainda que em tempos de pandemia. “As quermesses, as quadrilhas e as festas juninas são tradições que devem ser mantidas. E nós, claro, devemos nos reinventar para que as pessoas possam sentir a alegria e o prazer de comemorar o São João”, explicou.