Objetivo é identificar agentes e fazedores de cultura para ampliar políticas públicas no município

A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba reabriu, nesta semana, o cadastro de artistas para identificar agentes culturais e fazedores de cultura da cidade e assim gerar dados para ampliar as políticas públicas do setor no município. O cadastro pode ser feito online: cutt.ly/QO1m5Pk.

O processo envolve diversos segmentos e linguagens como produtores culturais, artesãos, coletivos, grupos, companhias, espaços e instituições culturais. A participação possibilita que os profissionais sejam credenciados para futuras parcerias e prestação de serviços em atividades promovidas pela pasta.

“Ao mapearmos os artistas, entendemos com mais assertividade o tamanho da nossa classe e as demandas que precisam ser atendidas, assim conseguimos manter nossos dados atualizados para fomentar ações e políticas públicas para o setor”, explicou a secretária da pasta, Maria Ana Rosa.

Atualmente, a pasta contabiliza aproximadamente 700 artistas cadastrados no município. Para além dos cadastros online, os artistas podem buscar mais informações presencialmente, na sede da pasta, localizada na avenida Ver. João Fernandes da Silva, 53 – Vila Virgínia, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

“A cultura de Itaquá vem se desenvolvendo a cada ano e em 2024 não será diferente. Esse é um convite para os artistas da cidade se aproximarem da administração e conseguirem apoio em seus trabalhos e projetos”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Além do trabalho de mapeamento de artistas, a pasta faz a catalogação de espaços, monumentos e patrimônios que possam complementar as age