Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEB José Piacentini iniciaram nesta terça-feira, 13, o Curso de Libras ministrado pela professora Eliete Carvalho, da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti). O curso terá duração de seis meses, a primeira etapa será realizada durante o segundo semestre de 2019 e visa atender além desta unidade e também da EMA Nelson Barreto e da EMEB Virgílio Marinho. O objetivo da ação é ampliar o número de conhecedores de sistema de língua tornando o mais popular possível no município aos estudantes com necessidades especiais e aos estudantes ouvintes para que consigam realizar uma boa comunicação.

De acordo com o supervisor escolar referência da EJA na Semecti, José Rosa Martins, foi elaborado um plano de ações o qual aponta o seguinte conteúdo: introdução ao ensino de Libras, e alfabeto, datilologia e números, saudações e cumprimentos, ambiente escolar e materiais escolares, calendário, vestuário e cores, alimentos, meio de transporte e comunicação, sentimentos e saúde, aprendizado de música em libras e evento de conclusão do curso. A proposta de inserção do ensino de Libras na EJA foi uma ideia entre o Núcleo de Acompanhamento Pedagógico, Formação e Avaliação (NAFA) e Supervisão de Escolar.

O secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, explicou que é muito importante o desenvolvimento desta ação para os alunos da EJA e que a proposta visa atender toda a demanda de alunos da EJA do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba.