A Defesa Civil de Itaquaquecetuba apresentou, nesta segunda-feira (6), o plano de contingência do município para o próximo ano. A ação aconteceu na sede da Secretaria de Serviços Urbanos para mostrar a preparação da equipe para amparar a população em casos de acidentes de toda a natureza.

Durante o evento estiveram presentes o secretariado, equipes da Defesa Civil de outras cidades, vereadores, representantes de entidades, o Corpo de Bombeiro de Itaquá, o secretário de Segurança de Suzano, Elias Marques, o prefeito Eduardo Boigues e o vice, Vando Estouro.

Foi explanada a importância dos voluntários em diversas frentes, assim como o trabalho conjunto de todas as secretarias para situações como deslizamentos, soterramentos, inundações e alagamentos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Anderson Marchiori, as previsões apontam grandes volumes de chuva para os próximos meses. “O cenário está muito intenso e a previsão de janeiro é para chuvas fortes. Estamos preparados, mas torcemos para mudar.”

Qualquer cidadão pode receber alerta de chuvas e tempestades emitidas pela Defesa Civil do Estado. Para isso, basta enviar um SMS para 40199 e colocar o CEP da residência.

O prefeito Eduardo Boigues falou da importância do trabalho preventivo. “Todos os córregos e bueiros receberam serviços de limpeza, mas, ainda assim, o cronograma de manutenção segue com ações preventivas. É importante a população ficar sempre em alerta e, nos casos de emergência, ligar para o 199.”