Na manhã desta quinta-feira, 1, os coordenadores e professores das 14 escolas municipais participantes do Projeto Ecoviver/2019 se reuniram com a coordenadora local do projeto, Elaine Lopes, para tratar sobre o desenvolvimento das atividades nas unidades. A ação foi realizada no Casarão Espaço Educacional, localizado no Parque Ecológico Municipal “Mario do Canto.” O Projeto Ecoviver é viabilizado pela lei de incentivo à cultura (Lei Roaunet) do Ministério da Cidadania e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias.

De acordo com Elaine, Lopes, os professores já receberam as formações do projeto sobre a Jornada Ecoviver, objetivos do desenvolvimento sustentável e ferramentas para desenvolver um teatro. Esta é a terceira etapa local do projeto, que consiste em uma jornada ao longo do ano para engajar os alunos na transformação da escola, das relações e do entorno.

A coordenadora explicou que a jornada nas escolas começa com a descoberta de um problema que os alunos pesquisam e elegem como tema. Depois, são realizadas atividades de pesquisa, reflexão, planejamento, ação e intervenção, que culminam na criação de uma peça de teatro a ser montada e representada na escola e que pode entrar em cartaz para toda a cidade. Desta forma, além de proporcionar a transformação pela educação, o projeto também promove a democratização da arte e da cultura. Nesta etapa, os professores e gestores, fazem um resgate de todas as ações desenvolvidas até o momento e se organizam para o grande momento que é a apresentação da Mostra Ecoviver na sua Unidade Escolar. Um cronograma é organizado com todas as apresentações na cidade.