A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) realizou nesta quinta-feira, 8, uma palestra com o delegado Eliardo Amoroso Jordão, que abordou temas sobre programas amparados por legislação que tratam a questão do bullying e da violência junto às crianças no ambiente escolar. A ação foi realizada no Casarão Espaço Educacional localizado no Parque Ecológico Municipal “Mário do Canto” e teve como público alvo diretores das escolas municipais.
Presente ao evento, o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, destacou que o objetivo do encontro foi efetivar o cumprimento da lei nº 13.185/15, que institui o Programa de Combate a Intimidação (Bullying) em território Nacional, sobretudo, no que se refere aos objetivos do documento quanto à capacitação de docentes e equipes pedagógicas para a implementação das ações de discussão, prevenção, orientação e solução do problema (Art. 4º, II).
Jordão explicou que de acordo com a lei vigente a intimidação sistemática, mais conhecida como bullying, étodo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. O delegado ainda efetuou reflexões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), explanou acerca das responsabilidades e competências da relação família e escola no que se refere a criança.