O EcoBazar de Itaquaquecetuba já arrecadou, de novembro do ano passado, quando foi inaugurado, até esta segunda-feira (7), um total de 87.410 caixas longa vida e 707 quilos de tampinhas plásticas. O projeto que visa trabalhar a educação ambiental no município, encabeçado pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Ong Espaço Urbano, repassa o material para empresas do setor.
A verba arrecadada com esse material reciclável é destinada à compra de novos produtos para abastecer a loja, como detergente, sabonete, papel higiênico, bolachas e brinquedos, que valem diferentes quantidades de ecocashs e cada ecocash equivale a um quilo de tampas plásticas ou 20 caixas Tetra Pak.
Além da população, escolas e empresas podem aderir ao projeto juntando os recicláveis, como destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mila Prates Queroz. “É importante entender que nosso lixo tem valor, ainda mais em uma cidade com tantas pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto vem de encontro com a necessidade da população.”
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na rua Capitão José Leite, s/n – centro (em frente à base policial da praça Padre João Álvares). “O lixo causa transtornos se dispensado de maneira incorreta, principalmente em dias de chuva. Educar a população é fundamental e o projeto tem dado resultado”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.