Iniciou na manhã desta quarta-feira, 12, o ciclo de formaturas dos alunos do “Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência” (Proerd) na EMEB Profª Maria Cristina Diniz de Almeida. A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) e o 35º Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo e, vai ocorrer durante este mês de junho e início do mês de julho em outras unidades escolares. O Proerd tem por objetivo prevenir o uso de drogas nas escolas para os alunos do ensino fundamental, na faixa etária entre 9 e 12 anos, atendendo a alunos dos 5ºs anos.
Segundo a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a manutenção desta parceria que se estende há alguns anos é de suma importância. “Atualmente, a sociedade encontra-se num estágio de vulnerabilidade muito acentuado no que se refere ao acesso às drogas e, deste modo, o trabalho preventivo é o melhor caminho para a conscientização de nossas crianças sobre os malefícios das drogas, sobretudo a violência.” explicou Verônica.
Para o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, o Proerd é uma ação que faz e muito a diferença na ida dos alunos que participaram do programa. “Quando eu era diretor de escola e a minha unidade recebeu o programa, pude notar a mudança positiva de comportamento das crianças sobre a questão das drogas e, nesse sentido, as informações socializadas aos discentes pelo Proerd, percebo que têm estimulado as crianças a pensarem e analisarem sobre a questão das drogas ampliando o repertório de conhecimento sobre o assunto, portanto, compreendo que a criança torna-se um sujeito mais preparado para o enfrentamento do combate ao uso de drogas,” destacou Novais.
O Proerd é estruturado pela participação dos alunos em sala de aula, caracterizado por um encontro semanal com duração de uma hora aula, momento em que são ministradas as orientações por policiais treinados especialmente para atender esse público, sendo que nessa etapa os instrutores são o CB PM José Roberto e o CB PM Célio. Como material didático para acompanhar as aulas, o programa oferece uma cartilha para cada estudante. E, por fim, após a conclusão do curso é realizado a formatura, momento em que os alunos recebem certificados e fazem um juramento em público comprometendo-se a resistir quando da oferta do uso de drogas e a prática de violência.
Neste semestre o programa atendeu aproximadamente 1.000 alunos e as formaturas estão ocorrendo conforme o seguinte cronograma:
13/6/2019 – EMEB Ver. Augusto dos Santos.
Rua: Cabrália Paulista, s/nº, bairro da Estação.
17/6/2019 – EMEB Prof. Paulo Nunes.
Rua: Santa Catarina, nº 382, bairro do Morro Branco.
19/6/2019 – EMEB Virgílio Marinho.
Rua: Paulistânia, nº 105, bairro do Jardim Maragogype.
26/6/2019 – Prof. Aurelino Leal
Rua: Distrito Federal, nº 232, bairro da Vila Ercília.
27/6/2019 – EMEB Benedito Vieira da Mota,
Rua: Carlos Barbosa, nº 51, bairro Centro.
28/6/2019 – EMEB Eng. Chiozo Kitakawa,
Rua: Pedro de Toledo, nº 115, Jardim Caiuby.
4/7/2019 – EMEB Ver. João Marques
Rua: Olavo Bilac, nº 121, bairro Jardim Altos de Itaquá.
5/7/2019 – EMEB José de Freitas Mendonça.
Rua: Henrique Giovanni Xavier, nº 300, bairro Residencial Scaffid.