Cerca de 80 mulheres participaram do evento de formatura para entrega do certificado do projeto “Mulheres com Propósito” realizado pela Fundes América Latina em parceria com a PepsiCo, Tenda Atacado, Secretaria de Política para Mulheres e Desenvolvimento Econômico. A atividade também lembrou a celebração dos 13 anos da Lei Maria da Penha – que pune de maneira mais rigorosa os agressores de mulheres.
O objetivo do curso é incentivar o público feminino a ir em busca dos seus objetivos, além de identificar as potencialidades das participantes, orientar sobre como efetivar suas redes de relacionamento e empreender. O curso foi ministrado em duas etapas: com aulas presenciais e módulos em plataforma online.
A atividade contou com a presença da primeira dama e secretária de Políticas para Mulheres de Itaquá, Joerly Nakashima, a dona Jô, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Asato, a facilitadora do curso, Gabriela Santos, da líder de Cidadania e Comportamento da Pepsico, Lívia Favarro, o líder de projeto da Fundes, Marcos Paulo Reis, da coordenadora de Responsabilidade Social da Tenda Atacado, Isabel Rego, do secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Benny Iwao Tsugiyama e da vereadora Maria Aparecida Fonseca, a Assistente Social.
Durante o evento, dona Jô incentivou a todas as participantes a continuarem a sua caminhada com perseverança e que mantenham o foco no estudo, capacitação e em busca da sua independência financeira. Ela também reforçou o quanto o conhecimento é libertador e lembrou dos avanços da legislação brasileira em relação a proteção à mulher. “A Lei Maria da Penha veio para fortalecer os nossos direitos. As mulheres precisam conhecer a lei e lutar para que ela seja cumprida”, disse. Segundo dona Jô, as políticas públicas da cidade têm ajudado neste sentido. “Em Itaquá nós não só cuidamos dos casos de violência, mas capacitamos as nossas mulheres e damos visibilidade a elas”.
Segundo Reis, Itaquá terá uma nova turma do projeto “Mulheres com Propósito” em novembro. As aulas são totalmente gratuitas.