Itaquaquecetuba foi destaque no encontro da série Dialogando 2019: “Territórios Atendidos por Desastres”, na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado pela implantação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) implantado na cidade. O objetivo foi apresentar a experiência de articulação comunitária e poder público na prevenção de incidentes em virtude das enchentes e alagamentos dos últimos meses.

Participaram a secretária de Desenvolvimento Social, Fabiana Costa, as coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Érika Miller, Cristiane Teixeira, Delton Crispim do Nascimento, Sebastiana Lima Siqueira de Carvalho, Taiana Gonçalves, o coordenador da Defesa Civil, Anderson Silva e o coordenador do Nudec da Vila Sônia, Michael Oliveira Fernandes Silva.

A Política Nacional de Defesa Civil aponta o Nudec como o elo mais importante de Sistema Nacional de Defesa Civil. Esses núcleos são formados com integrantes do poder público e comunidade que recebe capacitação e orientação sobre como agir em casos de desastres e, ao mesmo tempo, conscientizar essa mesma população da responsabilidade sobre a preservação do meio ambiente local. O projeto tem em suas diretrizes relacionar a história de vida das pessoas com o contexto da região de modo a despertar o sentimento de pertencimento e assim contribuir com a proteção e manutenção dessa localidade.

Na opinião da secretária, a experiência de Itaquá demonstrou integração e acertividade nos trabalhos. “Foi um orgulho fazer parte da equipe de Itaquá e ver que todo esse esforço chamou atenção positivamente. Parabenizo pela garra da equipe e inovação da gestão como um todo”, afirmou.

“O trabalho desenvolvido e articulado entre Defesa Civil e Desenvolvimento Social estimulou treinamento e formação de voluntários para atuação conjunta com as comunidades apoiadas nas situações de desastres e emergência, como inundações, por exemplo. Acredito que esta ação seja uma estratégia de fortalecimento das potencialidades do território”, explicou Cristiane.