Com objetivo de realizar um trabalho de prevenção às drogas, a Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolve o Programa Sementinha do Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard), nas escolas municipais.

A ação é realizada por Guardas Civis Municipais (GCMs) que integram o núcleo da Guard. Com auxílio de uma cartilha, os guardas ministram um curso com carga horária de 1 hora/aula por semana aos alunos, com foco em ajudar a se defender dos males que as drogas podem causar. Vídeos explicativos também são apresentados aos estudantes.

Aproximadamente 1300 alunos dos 5º anos do Sistema Municipal de Ensino, serão atendidos pelo programa durante o ano de 2019 em 9 unidades escolares.

O destaque do projeto fica por conta da interação dos alunos durante os encontros, onde muitos relatam conhecer pessoas que tiveram suas vidas destruídas pelas drogas.

De acordo com o coordenador do Guard, o GCM Fábio Manoel, além de focar na resistência às drogas, também é falado durante o curso sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, bullying, valorização da autoestima, entre outros.

“Após a tragédia ocorrida em Suzano, estamos dando ênfase na questão do bullying e os problemas que podem surgir na vida das crianças, inclusive a entrada no mundo das drogas”, comentou Manoel.

Segundo a secretária de Educação, Jane Moura, a preocupação com estas políticas públicas precisam ser potencializadas e disseminadas.

“Este é um momento para reflexão sobre a questão do combate à violência e o estímulo à cultura da paz em toda a sociedade”, disse Jane.

O Programa Sementinha da GUARD implementado nas escolas desde o ano de 2011, têm realizado ações preventivas educativas que atendem anualmente mais de 27.000 discentes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.