A equipe da Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba resgatou, na manhã desta segunda-feira (21), um animal silvestre, após solicitação de um munícipe pelo 153. O saruê estava assustado no quintal de uma residência no bairro Maragogipe. Com a chegada da equipe, foi removido para o Parque Ecológico Mario do Canto, na cidade, com todos os cuidados e protocolos necessários para esta ação, devolvendo dessa maneira o animal.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, é muito comum o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas, uma vez que Itaquaquecetuba possui áreas de mata, além de rios e nascentes, mas o cuidado deve ser redobrado ao avistar estas espécies, pois algumas estão ameaçadas de extinção.

“Criar ou manter animal silvestre em casa, sem autorização do IBAMA, que é o órgão fiscalizador é crime, por isso, a gente recomenda que ao encontrar um animal no quintal ou dentro de casa, o primeiro passo é acionar a Guarda Ambiental pelo 153, para tomar as medidas cabíveis”, explica.