Em um dia de muito sol e calor, a ação “Outubro Rosa – A Secretaria de Saúde abraça essa luta!”, promovida no sábado, 12, na Praça Padre João Álvares, atraiu centenas de moradores e cumpriu o objetivo de chamar a atenção para a campanha de combate ao câncer de mama e de colo do útero, atendendo também às mulheres que trabalham durante a semana e não têm tempo de frequentar as unidades de saúde.

Entre os serviços oferecidos durante a atividade estavam o mutirão de papanicolau, palestras educativas – inclusive com orientações para o autoexame das mamas –, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, avaliação nutricional e cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), ações de saúde bucal — com distribuição de escovas e orientações para escovação – e sessões de auriculoterapia. Também foram realizados testes rápidos de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis, além de distribuição de preservativos e orientação aos munícipes.

O evento na Praça central de Itaquaquecetuba também marcou a reestreia do Trailer da Saúde nas ações da pasta. Totalmente reformado pela própria equipe da Secretaria, o veículo agora deve começar a circular pelos bairros, levando serviços de Saúde para a população. “Ficamos muito felizes com o resultado do trabalho do Edilson Mendes e de toda a equipe do Patrimônio da Secretaria. Eles se empenharam para renovar o trailer, deixando-o pronto para o uso”, comenta o Secretário da Saúde, William Harada.

No balanço geral ao final da atividade, 648 atendimentos foram feitos: 30 de coleta de papanicolau, 150 de aferição de pressão e glicemia, 70 de cálculo de IMC, 90 de auriculoterapia, 110 de orientação de saúde bucal, 50 de orientação para o autoexame das mamas e 148 testes rápidos.

De passagem pela Praça, Marineide Cabral da Silva Alves viu a movimentação e resolveu se aproximar. “Sempre participo dessas ações, acho muito bom”, comentou. Ao ser atendida, ela descobriu que estava com a pressão um pouco alta, e dedicou um pouco mais de tempo para ouvir as orientações sobre o que fazer. “É preciso se cuidar sempre”, disse.