A equipe da Guarda Civil Municipal de Itaquaquecetuba iniciou nesta segunda-feira (10), um curso de educação continuada. As aulas acontecem em uma universidade da cidade, com duração de uma semana, totalizando 80 horas. Este estágio de qualificação profissional é determinado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, o Senasp, por meio do Decreto 9847/19 e todos os GCMS fazem o curso.

Por conta dos cuidados sanitários, os policiais municipais foram divididos em quatro turmas. Durante as aulas, que terminarão na sexta-feira, dia 14, os agentes terão o curso com ênfase no policiamento de proximidade e instrução de tiro, no currículo consta ainda, assuntos como Lei Maria da Penha, Direito Constitucional, Estatuto do Desarmamento, Policiamento Comunitário, noções de primeiros socorros, empregos de armas e técnicas menos letais, além de gestão integrada de segurança.

O prefeito Eduardo Boigues esteve com os GCMs e falou da importância deles serem bem treinados e equipados. “Nossa Guarda está preparada para combater a criminalidade. Isso mostra a importância do preparo constante e da dedicação de cada agente. Nossos guardas estão de parabéns”, disse Boigues.

Já o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, ressaltou que a equipe está bastante engajada com a segurança da população, sem dizer o quanto a parceria com a população cresceu. “Nossos policiais municipais trabalham muito com a polícia de proximidade, que tem como objetivo estreitar as relações com a população, de modo que, o combate ao crime seja cada vez maior uma vez que existe um preparo para isso”, explica.

A expectativa é de que, até o final deste mês, a Guarda Municipal seja equipada com novas armas, coletes balístico, além de novas viaturas. Parte destas aquisições será de emenda parlamentar. Em qualquer situação suspeita de crime a população pode acionar a GCM pelo número 153 ou a Polícia Militar no 190.