Visando chamar a atenção das mulheres para as ações preventivas de combate ao câncer de mama e como parte das atividades que marcam o “Outubro Rosa” em Itaquaquecetuba, os frequentadores do Centro de Convivência da Melhor Idade participaram de uma aula especial de ritmos nesta sexta-feira, dia 20 de outubro, no Centro Esportivo Municipal de Itaquaquecetuba (CEMI).

Animadas e vestidas com peças de roupas na cor de rosa, cerca de 150 idosas que utilizam o espaço se divertiram durante a mobilização realizada com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença e acolher aquelas que já enfrentaram ou passam por essa situação. Entre os hits da aula estava o sucesso “Paradinha”, da cantora Anitta, que foi transformado na paródia “Apalpadinha” para incentivar todas as mulheres a realizarem o autoexame.

Neste sábado (21 de outubro), a programação do “Outubro Rosa” tem continuidade com uma ação social promovida pela Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres e da Secretaria de Saúde, juntamente com apoio das demais secretarias e do Fundo Social de Solidariedade. O evento será realizado na Praça Jorge Amado, no Marengo Alto, das 9h às 13h.

Com o tema “Câncer de Mama – A gente precisa tocar nesse assunto”, a mobilização social contará com uma caminhada pelas principais vias do bairro, seguida pela oferta de diversos serviços gratuitos. Na área da Saúde está previsto serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, distribuição de preservativos, orientações sobre DST/AIDS, informações e dicas importantes sobre os cuidados com a saúde bucal, avaliação de índice de massa corporal, entre outros. Na área de Beleza e Estética haverá esmaltação de unhas, maquiagem e corte de cabelo. Também terá intervenções culturais (apresentações musicais), atividades de lazer e recreativas para crianças (pebolin e cama elástica).

Além disso, haverá uma feira de adoções de animais (cães e gatos), com os bichinhos que foram abandonados e estão abrigados no canil do Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (GAARI).

O prefeito Dr. Mamoru Nakashima como médico afirma que é importante incentivar a prevenção como forma de combater essa doença que atinge milhares de mulheres.

“Estamos reestruturando todo o nosso sistema de Saúde para que tenhamos condições de atender as mulheres e toda a família de Itaquaquecetuba de forma cada vez mais humanizada e com mais qualidade. Nosso objetivo é fazer a prevenção dessa e de outras doenças”, declarou Mamoru.

Ao longo do mês, a Prefeitura promoveu uma série de ações para destacar o “Outubro Rosa”, período em que todo o país se volta à campanha de conscientização da sociedade e das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre as ações estavam blitz com orientações sobre o tema nos principais cruzamentos da cidade, atividades especiais com arrecadação de lenços para mulheres em tratamento, palestras e a intensificação do trabalho voltado para os cuidados com a saúde da mulher nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF).

A Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba também desenvolveu uma campanha virtual com a divulgação de depoimentos e conteúdos sobre o câncer de mama na rede social da pasta (www.facebook.com/smpmitaqua).

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima (dona Jô) destaca que a saúde da mulher e  prevenção ao câncer de mama são assuntos que merecem atenção constante da pasta. “A nossa programação foi montada com o foco na prevenção e para reforçarmos a importância de lembrarmos todas as mulheres sobre a necessidade de se cuidar e zelar pela própria saúde” comentou dona Jô.