Com objetivo de melhorar o atendimento realizado para os usuários da Rede de Atenção Básica de Saúde e de otimizar os serviços prestados em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba tem oferecido uma capacitação para todos os diretores responsáveis pelo gerenciamento destes equipamentos. 

Ao todo estão previstos cinco encontros às sextas-feiras, das 13h às 16h, no auditório da própria Secretaria de Saúde. O primeiro ocorreu na última sexta, dia 2, onde abastecimento, faturamento e gerenciamento foram os principais pontos abordados de forma geral.  Os temas serão destrinchados a partir do próximo encontro, dia 9, no qual o treinamento e as orientações serão focadas no abastecimento das unidades, respeitando a particularidade e característica de cada território.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o convite às diretoras dos serviços da Rede de Atenção Básica e Especializada se deu para alinhar alguns processos de trabalho, reforçar o compromisso com a humanização do atendimento em todos os serviços da Rede, sobre o cumprimento da jornada de trabalho por parte de todos os profissionais.

Uma das coordenadoras técnicas da ação, Sandra Regina Marks Salgado, destaca que após a conclusão da capacitação será criado um manual de protocolo de orientação quanto à prestação dos serviços, que será feito com a participação de todos os diretores. 

“Através dessa troca de experiências e de um compartilhar de saberes, vamos criar um protocolo com manual de procedimentos administrativos para melhorar esse processo de atendimento”, explicou.