Ouvir notícia:
…
Iniciativa integra os eventos do mês da Consciência Negra na cidade
A Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou, nesta quinta-feira (23), a entrega do prêmio “Personalidades Negras 2023” em uma cerimônia especial na Câmara Municipal. Na ocasião, 12 homenageados foram reconhecidos por suas contribuições ao município em uma iniciativa que integra os eventos do mês da Consciência Negra. Autoridades e familiares prestigiaram a sessão, que destacou a importância do estudo da história da população negra de Itaquá.
“O compromisso com o antirracismo é crucial para a construção de uma sociedade justa e inclusiva, então nosso prêmio reitera a importância dessas personalidades. Ao adotar uma postura antirracista, reconhecemos a necessidade de combater ativamente a discriminação e a desigualdade, tema que sempre é pautado em Itaquá”, disse a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.
Entre os homenageados estão Alice da Conceição Crescêncio, Ana Paula de Oliveira, Liliam Eugênio de Brito, Maria Aparecida da Silva Souto, Maria Marta da Silva, Nadir Aparecida Godoi, Neuma Silva Souza, Nubia Barbosa da Silva, Sandra Regina dos Santos e Wagner Aparecido da Silva. Uma homenagem póstuma foi dedicada a Adilson Severino da Silva e José Xisto de Oliveira.
A cerimônia também marcou a abertura da exposição itinerante que retrata um pedaço da história de cada homenageado no prêmio. A mostra, que está na Câmara Municipal no momento, vai passar pela UNG entre os dias 24 e 27 de novembro, seguindo para a E.E Durval Evaristo dos Santos, na Vila São Carlos, entre os dias 28 e 30, finalizando no Itaquá Park Shopping de 1 a 8 de dezembro.
O prefeito Eduardo Boigues também enfatizou o compromisso da gestão no combate diário ao racismo. “A luta contra o racismo não é apenas uma responsabilidade individual, mas uma tarefa coletiva. Vamos seguir com ações educativas e contribuir para a construção de um futuro com mais diversidade e menos preconceito”, completou.