Após 23 anos, cidade está de volta ao cenário do futebol paulista com o Aster Itaquá

Itaquaquecetuba vai viver, nesta quinta-feira (4), mais um capítulo histórico em sua jornada de reconstrução. O estádio Ildeu Silvestre do Carmo, o Campo do Brasil, no Morro Branco, será palco da estreia do Aster Itaquá na Copa São Paulo de Futebol Júnior contra o Santo André, às 11h. O jogo marca a volta da cidade ao cenário do futebol paulista após 23 anos, além de ser a primeira vez na história que o município sediará a competição.

A última vez que Itaquá foi representada em um torneio oficial no estado de São Paulo foi em 2000, com o Itaquaquecetuba Atlético Clube (IAC), clube que revelou o lateral-direito e campeão mundial, Cafu. Agora, após a reforma do Campo do Brasil, iniciada em 2022, com investimento que ultrapassa R$ 2,5 milhões, a estrutura está alinhada aos padrões da FIFA e pronta para receber jogos oficiais.

Para o primeiro jogo, o Aster Itaquá vai levar à campo o espírito de esperança e conquistas que a cidade respira. A equipe vai contar com a energia de mais de 3 mil torcedores que esgotaram os ingressos da primeira rodada. Dentro de campo, o técnico Valter Santos terá um elenco já vencedor, que no último mês ganhou a Copa Ouro sub-20, organizada pela Associação Paulista de Futebol (APF).

“Itaquá vive um momento especial de reconstrução em todas as áreas, mas principalmente no esporte. Teremos o apoio da população que vai comparecer em peso ao Campo do Brasil, que está com novo alambrado, drenagem, base e grama sintética, um símbolo das melhorias que a cidade vem recebendo”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Fabiano Novais.

Na primeira fase, a cidade também receberá outros times do futebol nacional, como Sport (PE) e Cruzeiro (AL), que integram o grupo 23 e farão suas estreias no mesmo dia, às 13h15. No domingo (7), o campo volta a receber mais uma rodada às 12h45 do Aster e Cruzeiro (AL), e às 15h do Santo André e Sport (PE). Na próxima quarta-feira (10), nos mesmos horários, o Cruzeiro (AL) vai disputar contra o Santo André e o Sport (PE) contra o Aster.

O prefeito Eduardo Boigues reiterou que os 31 jogadores do Aster terão o incentivo incondicional dos torcedores e da população. “Nosso elenco campeão está preparado para a Copinha, mas nosso objetivo vai além do título. Vamos inspirar crianças e adolescentes da cidade a acreditarem no esporte e na educação como agentes de transformação. Por isso não faltará apoio e torcida”, concluiu. O Campo do Brasil fica na rua Goiás, 181 – Morro Branco.