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Evento fortaleceu práticas pedagógicas e ampliou o debate sobre equidade racial na educação municipal
A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba realizou entre terça (25) e sexta (28) o 1º Seminário de Alfabetização, Letramento e Equidade Racial. O evento reuniu educadores, pesquisadores, estudantes e gestores em uma ampla programação voltada à valorização das identidades, ao fortalecimento da formação docente e à consolidação de práticas pedagógicas antirracistas na rede municipal de ensino.
“O seminário foi fundamental para fortalecer práticas pedagógicas que respeitem a diversidade, buscando valorizar as identidades para uma educação mais justa e inclusiva nas escolas”, destacou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
Realizado no auditório da Educação, o evento contou com apresentações culturais, palestras, rodas de conversa e momentos de reconhecimento de boas práticas de alfabetização e educação para as relações étnico-raciais, buscando apoiar e qualificar as ações pedagógicas em todas as etapas e modalidades de ensino, em consonância com o currículo municipal.
“Valorizamos nossos profissionais da educação e acreditamos que iniciativas como essa transformam a realidade dentro e fora da sala de aula”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.
A programação teve início com a apresentação “Black music: ancestralidade em diálogo com a música”, com Eldah e banda, seguida do reconhecimento de boas práticas e da palestra “Territórios de resistência e produção de saber: os quilombos como pedagogias da liberdade”, ministrada por Acácio Almeida, professor e pesquisador da UFABC e USP.
Na quarta (26), após a apresentação cultural de maculelê, a abertura contou com a participação de Márcia Bernardes, representante da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Também foi realizado o lançamento oficial do Currículo Municipal de Itaquaquecetuba, seguido da palestra “Prática docente: entre o ensino, a mediação e a aprendizagem”, ministrada pela professora Iracema Nascimento, da USP.
Na quinta (27), os estudantes apresentaram o espetáculo teatral “O menino que carregava água na peneira” e, em seguida, ocorreu a roda de conversa “A multidisciplinaridade: fundamentos teóricos e implicações práticas” com Priscila Monteiro, Mônica Weinstein e Letícia Reina, profissionais com ampla atuação em formação docente e pesquisa educacional.
O encerramento foi marcado pela contação de histórias da artista e educadora Fernanda Batista Santos, seguida da roda de conversa “Entre quintais e palavras: a literatura como território de encantamento e identidade”, com Kiusam de Oliveira, doutora em educação e referência nacional na área de relações étnico-raciais, e Otávio Júnior, escritor e idealizador de projetos de incentivo à leitura em comunidades.
“O seminário cumpriu um papel essencial ao integrar formação e reconhecimento das boas práticas. É uma política pública que fortalece o trabalho docente”, finalizou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.



















