A Etapa Intermunicipal da IV Conferência Nacional de Educação (Conae) reuniu cerca de 300 participantes de 12 municípios, sendo 56 de Itaquaquecetuba, a maior delegação presente. O evento foi organizado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

O tema deste ano foi “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” e também tratou da avaliação das diretrizes e metas dos planos de educação, a questão da tecnologia e conectividade e do Sistema Nacional de Educação (SNE).

Estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e a sociedade civil acompanharam o evento e além de Itaquaquecetuba, Santa Branca, Poá, Suzano, Guarulhos, Santa Isabel, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis, Mogi das Cruzes e Guararema compareceram.

“Estamos num cenário de grandes desafios e com as contribuições da nossa cidade junto à Conae, certamente alcançaremos as metas propostas por meio dos debates em nível estadual e federal”, afirmou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.

Após as discussões em cada eixo, foi possível refletir, dialogar e compreender a importância de cada um deles para o futuro da educação. Dos 56 delegados da Etapa Intermunicipal, nove foram eleitos para a Etapa Estadual.

Representando a educação básica de Itaquaquecetuba, foram eleitos: Daniela David Delgado, Silvana Gravito de Carvalho de Souza Claro e Maria Daniela Tomás Tenório Alves. Como suplente desse segmento, foi eleita a Fátima dos Santos Melo Sabará.

Representando o ensino superior, Danielle Zuma Capellani, Icelida Alves Pereira e Francisco Cláudio Tavares foram eleitos. Já na categoria sociedade civil, José Devanilton Leite da Silva e Maria Aparecida da Silva Souto.

“Apoiamos o Condemat e a UNCME na realização da Conae Etapa Intermunicipal pois acreditamos na construção de um projeto de nação unificado, em especial para a educação”, complementou o prefeito Eduardo Boigues.