Trabalho foi ampliado para eliminar focos

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba está reforçando as ações de combate à dengue na cidade. O trabalho em conjunto com as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) conta com inspeções em imóveis, fumacê, larvicida e Levantamento do Índice Larvário do Aedes aegypti (LIRAa), com coleta de amostras e análise em laboratório.

As atividades estão sendo reforçadas em bairros como o Marengo, Miray, Morro Branco, Recanto Mônica, Piratininga, Caiuby, Paineira, Maria Augusta e Pequeno Coração. O planejamento considera locais identificados como mais propícios aos focos de dengue por terem mais terrenos baldios e casos identificados em anos anteriores.

“Registramos aumento nos casos de dengue neste ano, assim como em todo o Alto Tietê, por isso reforçamos os trabalhos que já ocorrem todos os anos. Seguiremos pautados pela vigilância e pelo cuidado aos munícipes”, disse a secretária de Saúde, Ariana Julião.

Por meio das inspeções, é possível identificar as áreas com maior proporção e ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes. Além disso, os agentes efetuam o acompanhamento constante dos casos notificados adotando medidas pertinentes ao controle da proliferação das arboviroses.

“A melhor forma de prevenção e controle da dengue é evitar a proliferação do Aedes. Pedimos para que a população contribua, eliminando água armazenada que possa se tornar ponto de criadouro em vasos de plantas e demais recipientes. O combate é um trabalho coletivo”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Endereço das unidades 

Odete (rua Visconde de Taunay, 270); Caiuby (estrada dos Índios, 1.125); Jardim do Carmo (rua Jaú, 26); Monte Belo (rua Arujá, 25); Morro Branco (rua Rio Grande do Sul, 585); Maragogipe (rua Paulistania, 95); Marengo (avenida Gonçalves Dias, 651); Piratininga (rua Teófilo Braga, 147).

América (avenida Pedro da Cunha Albuquerque Lopes, 2.500); Nicea/Louzada (rua Diamante, 181); Paineira (rua Serra do Paranapiacaba, 380); Caic (rua Santa Catarina, 382); Jardim do Carmo (rua Jaú, 26); Pequeno Coração (rua Vasco da Gama, 346); Josely (rua Floresta, 43); Central da Saúde (rua Mmdc, 58 – Centro).

Três unidades estão passando por reforma. Sendo assim, o atendimento da UBS Jardim Miray está sendo feito na UBS Jardim do Carmo, da UBS Recanto Mônica no Jardim Fortuna e da UBS Centro na Central da Saúde.