Para orientar a população sobre a importância do uso de preservativos com o objetivo de prevenir as infecções sexualmente transmissíveis ou mesmo uma gravidez indesejada, os agentes comunitários de saúde da USF (Unidade de Saúde da Família) Piratininga estiveram nesta quinta-feira, dia 13 de fevereiro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Itaquá. Os profissionais alertaram sobre os riscos de contaminação, o diagnóstico através de testes rápidos e os tratamentos oferecidos pela rede básica de saúde.
Na ocasião cerca de 50 pessoas atendidas pelo CRAS participaram da ação “Carnaval com Camisinha – Camisinha na folia, camisinha todo dia” e assistiram a uma peça teatral lúdica que abordou a história de uma adolescente de 14 anos, que engravidou e contraiu o vírus HIV em sua primeira relação sexual durante uma festa de rua, popularmente conhecida como “fluxo”.
A ação incluiu a oferta de testes rápidos no próprio CRAS e após a apresentação a diretora da USF Piratininga, Lilian Pereira, reforçou o atividade teve como objetivo lembrar que o Carnaval está chegando e que é fundamental que todos estejam prevenidos antes de cair na folia.
Segundo a diretora, a Secretaria Municipal de Saúde vem oferecendo o ano inteiro orientações, a distribuição gratuita de preservativos em todas as unidades de saúde, testes rápidos, entre outras ações preventivas contra as infecções sexualmente transmissíveis.