Neste sábado (16), das 8h às 16h, será realizada a campanha de multivacinação em todos os postos de saúde de Itaquaquecetuba com o objetivo de melhorar a cobertura vacinal que possa envolver situações de atraso, falta ou necessidade de reforço. Serão ofertadas 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.
São elas: BCG (tuberculose), hepatites A e B, poliomielite (paralisia infantil), pentavalente (tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e meningite), pneumocócica (pneumonia, meningite, otite e sinusite), rotavírus humano (diarréia) e meningocócica (meningite).
A lista segue com vacinas contra a febre amarela, DTP (difteria, tétano e pertussis), SCR (sarampo, caxumba, rubéola) ou SCRV (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), HPV (papilomavírus humano), tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche), influenza (gripe), varicela (catapora) e Covid-19.
Pais ou responsáveis devem levar os menores ao posto com o documento de identificação e carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas. Não é necessário agendar.
“A imunização é muito importante para evitar óbitos e sequelas causadas por doenças como surdez, cegueira, paralisia ou problemas neurológicos. Pedimos aos munícipes que mantenham a situação vacinal atualizada”, reforçou o secretário de Saúde, Edson Rodrigues.
A primeira dose da vacina contra Covid-19 está liberada para adolescentes acima de 12 anos, a segunda para quem chegou ao prazo e o reforço para idosos acima de 60 anos, imunossuprimidos acima de 18 anos e profissionais de saúde.
O intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer é de oito semanas, para a dose de reforço em idosos e profissionais da saúde é de seis meses e para imunossuprimidos é de 28 dias.
É necessário ter em mãos o RG, CPF e comprovante de endereço. Se for menor de idade, precisa estar acompanhado pelos pais ou responsável legal. Se não estiver, deve levar o termo que está no steam360.com.br. Para tomar a segunda dose ou o reforço, o município pede que seja apresentado o cartão de vacinação.
“A cobertura vacinal foi afetada pela pandemia e por isso faremos essa mobilização para aplicar não só a vacina contra Covid-19, como permitir que crianças e adolescentes atualizem a carteirinha. Vamos evitar que doenças já erradicadas retornem”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
ENDEREÇO DOS POSTOS
Centro: rua João Vagnotti, 221 – Centro
Jardim Odete: rua Visconde de Taunay, 270 – Altos de Itaquá
Jardim Caiuby: estrada dos Índios, 1.125 – Jardim Caiuby
Jardim do Carmo: rua Jaú, 26 – Jardim do Carmo
Caic: rua Santa Catarina, 382 – Morro Branco
Monte Belo: rua Arujá, 25 – Monte Belo
Recanto Mônica: rua Mombuca, 176 – Recanto Mônica
Morro Branco: rua Rio Grande do Sul, 585 – Aracaré
Marengo: avenida Gonçalves Dias, 1.805 – Parque Residencial Marengo
Piratininga: rua Teófilo Braga, 147 – Piratininga
Jardim Miray: rua Maringá, 865 – Jardim Miray
Jardim América: avenida Pedro da Cunha Albuquerque Lopes, 2.500 – Jardim América
Nicea/Louzada: rua Diamante, 181 – Jardim Nicea
Jardim Paineira: rua Serra do Paranapiacaba, 380 – Jardim Paineira
Pequeno Coração: rua Frei Caneca, 208 – Pequeno Coração
Jardim Josely: rua Floresta, 43 – Jardim Josely
Maragogipe: rua Paulistania, 95 – Jardim Maragogipe