A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, iniciou as ações do segundo semestre do projeto “Crescendo e Sorrindo”, cujo objetivo é promover a saúde bucal das crianças, além de ensinar os pequeninos a escovar corretamente os dentes. Há exemplo do ano passado, o público-alvo são as turmas de Educação Infantil VI, em que a faixa etária é dos cinco aos seis anos.
Na última sexta-feira (18), as secretarias envolvidas na iniciativa realizaram uma palestra com os diretores das unidades escolares do município, com objetivo de orientá-los sobre o desenvolvimento da segunda etapa do projeto.
No primeiro semestre de 2017, o “Crescendo e Sorrindo” atendeu 38 escolas que possuíam Educação Infantil VI, participaram da palestra e da Escovação Dental Supervisionada 2.473 alunos, aplicaram flúor gel 1.704 (pois esta ação depende de autorização dos pais), participaram da ação coletiva de Exame Bucal com finalidade epidemiológica 2.536 alunos. E ainda foram efetuados 1.345 encaminhamentos de alunos às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, foi constatado o total de 1.191 alunos sem carie.
Conforme explicado pela dentista Luciana Kuniyoshi Modolo, durante a palestra, o programa está sendo desenvolvido em duas etapas. No 1º módulo os alunos participam de atividades educativas com os dentistas e estagiários, momento em que de maneira lúdica, os profissionais apresentam aos estudantes a técnica adequada de higiene bucal, esse ato é realizado em 1 hora em sala de aula. Essa atividade é complementada pela Ação de Escovação Supervisionada, que consiste na aplicação da Técnica de Higiene Bucal sob orientação da equipe de saúde, nas dependências da escola. Na sequência, é aplicado Flúor Solução nas crianças a participantes e que forem autorizados pelos pais, mediante documento.
Já o 2º Módulo é caracterizado pela avaliação odontológica realizada de forma minuciosa, visando à prevenção de doenças bucal, por meio do estudo epidemiológico. Segundo Luciana o “estudo epidemiológico, enquanto ferramenta de gestão contribui para o planejamento das ações em saúde bucal do município, com a intenção de promover ações preventivas e curativas a serem realizadas nos próximos anos,” esclarece a doutora.
Para a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, o projeto “Crescendo e Sorrindo”, além de muito importante tem como diferencial a metodologia aplicada pelas profissionais da saúde. “O projeto é interessante por trabalhar a prevenção de doenças bucal, onde os alunos vivenciam e aprendem o jeito correto de escovação e de higiene dos dentes e da boca brincando,” ressalta a secretária.