A Prefeitura de Itaquaquecetuba, em parceria com o Instituto Federal São Paulo (IFSP) de Itaquá, está oferecendo cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo e instalação de painéis solares. O objetivo é fomentar a capacitação da população em maior vulnerabilidade social para o mercado de trabalho e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira (11).

“Os cursos possuem duração de três meses e as aulas são destinadas aos inscritos no programa Auxílio Brasil ou no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Claudia Marzagão. Para os alunos que apresentarem frequência positiva às aulas, uma ajuda de custo de até R$ 750 será oferecida.

O início do curso de Microempreendedor Individual (MEI) está marcado para a próxima segunda-feira (14) e as aulas serão ministradas em equipamentos da prefeitura, divididas em quatro turmas: no período da manhã (das 8h às 12h), à tarde (das 13h às 17h) e à noite (das 18h às 22h). 

Já o curso de instalador de sistemas de energias renováveis começará na próxima terça-feira (15) com encontros em quatro dias na semana, sempre das 8h às 12h, no campus do IFSP (rua Primeiro de Maio, 500 – Estação).

As inscrições para os cursos de MEI e de instalador de sistemas fotovoltaicos podem ser feitas em qualquer unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou por meio dos formulários: https://cutt.ly/kAYdF8q e https://cutt.ly/1AYdHmC, respectivamente. Podem se inscrever pessoas com ensino fundamental completo (1º ao 5º ano), que sejam maiores de 18 anos.

Para o cadastro, é necessário apresentar RG, CPF ou CNH, comprovante de residência, comprovante de vacinação contra a Covid-19 e o cartão de uma conta no banco ou extrato bancário em nome do aluno. “Essa é uma boa oportunidade de ter um ramo de atuação, incrementar o currículo e fazer a diferença na hora de uma seleção”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.