Após duas semanas intensas da formação pedagógica “Educação em ação”, promovida pela Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, no último sábado (5), ocorreu o encerramento na Emeb Josefa Costa de Souza Moura, no Piratininga, com uma palestra sobre educação no mundo pós pandemia realizada pelo professor e historiador Leandro Karnal. O prefeito Eduardo Boigues e a primeira-dama, Mila Prates Queroz, o secretário de Educação, Lucas Costa, e servidores da rede municipal compareceram.

Karnal começou sua apresentação dizendo que quando um professor dá aula em uma escola de elite, não faz tanta diferença. “Se um aluno não aprender inglês comigo, ele vai aprender esquiando no Colorado (EUA). Se ele não aprender geografia comigo, vai aprender viajando. É aqui, em uma escola pública, em uma região não central, que cada profissional da educação faz uma diferença estrutural.”

Ele também falou dos desafios que a educação terá de enfrentar com o retorno presencial dos estudantes às escolas. “O futuro demanda pessoas que reajam às situações inusitadas e a pandemia foi algo inusitado. Os alunos tiveram que se adequar ao ensino por trás de um suporte digital e os professores tiveram que ensinar sob uma outra ótica”, disse, aconselhando que os professores nunca parem de estudar. “Eu não posso educar se não considerar o aprendizado permanente.” 

Professores, merendeiras, faxineiras, equipe administrativa, supervisão e direção participaram da formação inédita, de 25 de janeiro a 5 de fevereiro, antes de iniciarem o ano letivo nesta segunda-feira (7). O evento foi dividido em etapas: primeiro com a equipe gestora e depois com os professores e demais profissionais. Os assuntos abordados atenderam as necessidades pedagógicas voltadas à educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos (EJA) e educação especial, principalmente no que tange o cuidado com o emocional e com a autoestima. 

“Possibilitar formação é um dos caminhos para se alcançar a eficiência nas ações pedagógicas. Nosso intuito é termos profissionais competentes e éticos para que desenvolvam nos estudantes as competências e habilidades essenciais à vida”, disse o secretário que lembrou, com orgulho, de tudo o que a gestão conquistou desde o início de 2021, além de reforçar que as escolas estão prontas para receber os 43 mil alunos matriculados e encarar os desafios do retorno presencial.

O prefeito finalizou falando da importância do trabalho do professor. “Agradeço a dedicação de toda a rede na preparação para a retomada das aulas 100% presenciais e reitero meu compromisso de criar uma política de valorização dos nossos profissionais, com salários melhores e formação continuada.”