Começou nesta segunda-feira (28 de agosto), a Campanha de Vacinação Antirrábica. De acordo com o balanço divulgado pelo Centro de Controle de Zoonoses de Itaquaquecetuba, no primeiro dia ação realizada no Parque Piratininga um total de 1.413 animais foram imunizados, sendo 1.115 cães e 298 gatos.
A Prefeitura (por meio da Secretaria de Saúde) pretende imunizar cerca de 40 mil animais entre cães e gatos do município. Ao todo serão colocados 111 postos de vacinação à disposição da população. A lista com a programação completa foi disponibilizada pela Secretaria de Saúde no site da Prefeitura (http://portal.itaquaquecetuba.sp.gov.br) e na rede social da administração municipal.
Este ano, o único posto fixo para a vacinação dos animais será o Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Rua Senador Canedo, 550, no bairro Scaffid II. Além da Zoonoses haverá mais 110 postos volantes espalhados pelo município. Entre eles, supermercados, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), associações de bairro e espaços de grande circulação de pessoas.
Na terça-feira (29 de agosto), os agentes de saúde estarão no Jardim Maria Rosa (Rua: Três), no Jardim Coqueiro (Av. Rochedo de Minas / Rua: Itápolis), no Parque Viviane (Rua Ronda Alta) e no Jardim Adriana (Rua Alfazemas / Rua Crisântemo).
A campanha de vacinação antirrábica fará parte também da CaminhaCão, que será realizada neste domingo (dia 3 de setembro), a partir das 8h30, no Parque Ecológico.
ORIENTAÇÕES – A recomendação da Secretaria de Saúde é imunizar cães e gatos a partir de três meses de idade. Vale destacar que animais doentes, altamente parasitados ou subnutridos não devem ser vacinados.
Veterinários do município ressaltam que em alguns animais podem aparecer um pequeno nódulo no local em que é feita a aplicação da vacina, no entanto, não é necessário que os criadores do bichinho se preocupem, uma vez que geralmente esse nódulo desaparece em alguns dias.
Vale destacar que a vacinação antirrábica é importante, uma vez que continua sendo uma das principais ações de controle de raiva em áreas urbanas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4643-1947.