A Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Itaquaquecetuba, em parceria com a SIMA (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), por meio da Fundação Florestal, realizou nesta sexta-feira (23), uma palestra sobre fundação florestal. Estiveram presentes os técnicos das pastas, juntamente com agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), Guarda Ambiental e Defesa Civil.
Este encontro teve como objetivo a ampliação das ações da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Itaquaquecetuba em consonância aos Programas do Governo do Estado que visam o aprimoramento técnico e a propagação da consciência ambiental de preservação no município.
A Fundação Florestal tem como finalidade contribuir para a conservação, o manejo e a ampliação das florestas de produção e das Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável do Estado, dentre elas a APA da Várzea do Tietê, no qual o município integra.
Foi apresentado também o “Programa Operação Corta Fogo”, no qual é realizado o monitoramento, prevenção e contenção das ocorrências de incêndios nas Unidades de Conservação, com demonstrações nos usos de equipamentos de segurança e de contenção de queimadas.
O secretário da pasta, João Carlos Navarro, explica que estas palestras são importantes para a manutenção do conhecimento dos técnicos que estão expostos diariamente às oportunidades que venham ocorrer em nossa cidade. “Itaquaquecetuba é uma cidade ampla, por isso é fundamental que nossos profissionais passem por treinamentos frequentes. É preciso estar preparados para o surgimento de ocorrências”, finalizou