A programação da campanha “Outubro Rosa” da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba – por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres e da Secretaria de Saúde – segue neste sábado (21) com uma ação social e a oferta de diversos serviços gratuitos, na Praça Jorge Amado, no Marengo Alto, das 9h às 13h.

Com o tema “Câncer de Mama – A gente precisa tocar nesse assunto”, a programação inclui uma caminhada pelas principais vias do bairro, seguida pela oferta de serviços de Saúde (aferição de pressão, teste de glicemia, distribuição de preservativos, orientações sobre DST/AIDS, informações e dicas importantes sobre os cuidados com a saúde bucal, avaliação de índice de massa corporal, entre outros), Beleza e Estética (esmaltação de unhas, maquiagem e corte de cabelo), Culturais (apresentações musicais), Lazer (atividades recreativas para crianças, incluindo pebolin e cama elástica).

Além disso, haverá uma feira de adoções de animais (cães e gatos), com os bichinhos que foram abandonados e estão abrigados no canil do Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (GAARI).

O prefeito Dr. Mamoru Nakashima como médico afirma que é importante incentivar a prevenção como forma de combater essa doença que atinge milhares de mulheres.

“Estamos reestruturando todo o nosso sistema de Saúde para que tenhamos condições de atender as mulheres e toda a família de Itaquaquecetuba de forma cada vez mais humanizada e com mais qualidade. Nosso objetivo é fazer a prevenção dessa e de outras doenças”, declarou Mamoru.

Ao longo do mês, a Prefeitura desenvolveu uma série de mobilizações para marcar o “Outubro Rosa”, período em que em todo o país se volta à campanha de conscientização da sociedade e das mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre as ações estavam blitz com orientações sobre o tema nos principais cruzamentos da cidade, atividades especiais com arrecadação de lenços para mulheres em tratamento, palestras e a intensificação do trabalho voltado para os cuidados com a saúde da mulher nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF).

A Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba também desenvolveu uma campanha virtual com a divulgação de depoimentos e conteúdos sobre o câncer de mama na rede social da pasta (www.facebook.com/smpmitaqua).

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima (dona Jô) destaca que a saúde da mulher e  prevenção ao câncer de mama são assuntos que merecem atenção constante da pasta.

“A nossa programação foi montada com o foco na prevenção e para reforçarmos a importância de lembrarmos todas as mulheres sobre a necessidade de se cuidar e zelar pela própria saúde” comentou dona Jô.