Os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam atualizar seus dados. Esse informe é feito no Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximos da residência. Em Itaquaquecetuba, 5.758 pessoas são atendidas por este programa, sendo 2.941 idosos e 2.817 com deficiência.
O BPC tem o valor de um salário mínimo e é pago mensalmente a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem renda familiar de até ¼ do salário mínimo. Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, o registro é obrigatório e a falta pode gerar bloqueio na concessão do benefício. Quem não se inscreveu até 31 de dezembro do ano passado deve cumprir o cronograma que determina o registro de acordo com a data de aniversário de cada beneficiário. Veja tabela abaixo.
Para se inscrever, os beneficiários do BPC devem procurar os Cras ou o CadÚnico e ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e comprovante de residência. A inscrição também pode ser feita pelo responsável familiar, contanto que leve os documentos de todas as pessoas que moram com o beneficiário.
O atendimento no CadÚnico é feito mediante agendamento pelo 4753-4483.
Aniversário Prazo para cadastramento:
Janeiro, fevereiro e março Abril/2019
Abril, maio e junho Julho/2019
Julho/ agosto e setembro Outubro/2019
Outubro/novembro e dezembro Janeiro/2020