A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou na noite desta terça-feira (27/02) a inauguração do Polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) no município. O prefeito da cidade, Dr. Mamoru Nakashima participou da aula inaugural, acompanhado da primeira dama Joerly Nakashima, a dona Jô.

O chefe do Executivo cumprimentou a todos os presentes e parabenizou a participação dos funcionários envolvidos para a efetivação da ação. “A cidade precisa de educação formal, promovida por meio de cursos profissionalizantes a nível superior e isso sempre lutamos para conquistar”, frisou o prefeito Dr. Mamoru.

Presente também, a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, explicou que desde o início do projeto houve a vontade incondicional do prefeito Dr. Mamoru em ter este Polo no município, situado nas dependências da EMEB Benedito Vieira da Mota, na Rua M.M.D.C., 92, Centro.

Os cursos ofertados no referido equipamento são Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Pedagogia e Tecnólogo em Gestão Pública e foram ofertadas no total, 200 vagas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a busca constante por uma educação de qualidade, faz com que a atual gestão efetive ações concretas e citou o Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP) e a Faculdade de Tecnologia Paula França de São Paulo (Fatec) como instituições públicas que ofertam cursos em nível superior para os munícipes e também para pessoas de outras cidades.

A pasta explicou que os cursos são ministrados por meio de uma parceria – Estado (financia) e município, ou seja, Itaquá ofertou o espaço e 50 computadores para a realização das aulas presenciais, além de um funcionário efetivo que atua como orientador do Polo.

“Graças à parceria da Prefeitura, junto com o Governo do Estado é que vocês estão aqui, portanto, cuidem bem do equipamento, são cursos que possuem muito valor, e vocês estão sendo os pioneiros,” falou Mamoru desejando boa sorte aos alunos e pedindo a dedicação de todos, e compartilhando desta opinião, sua esposa, a primeira dama, Joerly Nakashima também cumprimentou o alunos.

De acordo com informações da Secretaria de Educação, Itaquaquecetuba abre as portas inclusive para pessoas de outras localidades, pois nas matrículas dos alunos aprovados em vestibular para o ingresso nos cursos da Univesp, aproximadamente 50% são residentes em Itaquaquecetuba e a outra parcela foi composta por alunos moradores de municípios vizinhos e cidades da Grande São Paulo.

UNIVESP Baseado em uma universidade pública exclusivamente voltada para a Educação a Distância (EAD), a Universidade Virtual do Estado de São Paulo foi criada em 2012 com o propósito de colocar a tecnologia a serviço da educação e, assim, contribuir com a universalização do Ensino Superior no Brasil.

PRESENÇA Além do prefeito, da primeira dama, da secretária de educação e equipe, e de outros secretários municipais, estiveram presentes no evento da aula inaugural, o delegado titular da Delegacia do bairro Jardim Caiuby, Dr. Eliardo Amoroso Jordão e representantes de outras instituições de ensino.