No início da tarde de quarta-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), por meio da Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos, realizou a premiação aos alunos vencedores do III Concurso de Poesias alusivo à “III Semana da Consciência Negra do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba” no auditório da Semecti.
A ação tem como objetivo estimular o desenvolvimento à produção de textos e a leitura dos estudantes do Sistema Municipal de Ensino tendo bem como instigar a criatividade e incitar o desenvolvimento das habilidades artísticas dos discentes, com a temática voltada para as questões da Consciência Negra, destinado aos alunos dos 5ºs anos.
Na abertura do evento a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, agradeceu a presença de todos e destacou a importância dos pais e professores estimularem o hábito da leitura e da escrita para as crianças: “Cabe destacar que vários talentos podem ser despontados nestas ações e o apoio dos familiares é fundamental para o desdobramento da prática da leitura e da escrita”. Verônica explicou ainda sobre a importância em acentuar o debate e a reflexão entorno das ações voltadas ao respeito à diversidade e o combate à discriminação racial.
Após este ato, foi feita a entrega dos certificados e medalhas de participação para todos os alunos do III Concurso de Poesias alusivos a “III Semana da Consciência Negra do sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba”. Também aconteceu a entrega do troféu as 5 melhores produções literárias, e o prof. Michel Pinto, técnico do Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação da Semecti, realizou a interpretação de um poema.
A premiação foi entregue pela secretária de Educação, Jane Moura Santos, acompanhada da secretária adjunta de Educação. A 5ª colocação coube a aluna Lais de Queiroz Santos, da EMEB Dr. José de Freitas Mendonça; a 4ª colocação foi conquistada pela aluna Marina de Jesus Oliveira, da EMEB Profª Maria Eulália Nobre Borges; a 3ª colocação foi contemplada pelo aluno Gustavo Alvarintho, da EMEB Leolino dos Santos; a Vice-Campeã foi a aluna Maria Aparecida Santos da Silva, da EMEB Virgílio Marinho; e a Campeã foi a aluna Mariane Nascimento dos Santos, da EMEB, Village.
Para a secretária de Educação, Jane Santos Moura, estas ações só tendem a reforçar o protagonismo das crianças. “E estimular a prática da escrita e da leitura, por meio de um tema tão importante em nosso contexto social, que é o preconceito e a intolerância”, finalizou Jane, parabenizando todos os envolvidos na ação, destacando a presença dos familiares dos alunos.