Ouvir notícia:
…
Abertura ocorreu no dia 3 de junho
A Praça da Cidadania de Itaquaquecetuba completou 100 dias de funcionamento com um total de 11.976 pessoas atendidas. O equipamento, gerido pelo Fundo Social de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Itaquaquecetuba, se consolida como um importante polo de qualificação e transformação social, alcançando resultados expressivos nas áreas de formação profissional, empregabilidade, lazer e convivência comunitária.
O local, aberto ao público no dia 3 de junho, ofereceu cursos nas áreas de gastronomia, beleza, moda, administração e informática, formando 361 alunos, e mais 45 pelo programa Caminhos da Capacitação, que concluíram o curso de banho e tosa para pets na Carreta PET, totalizando 406 formandos.
Mais de 9 mil pessoas utilizaram os espaços esportivos e de lazer e centenas participaram de ações e eventos comunitários como a formatura com 200 participantes, festa julina com a comunidade, ação do Dia dos Pais pelo bairro com mais de 200 lembrancinhas confeccionadas pelos próprios alunos, projeto Vôlei Mania com 150 crianças atendidas por semana, campanha Agosto Lilás de combate ao feminicídio, além de conscientização e atendimento do projeto Cadeira Vazia, em parceria com a UNG de Itaquá.
Houve também ação conjunta com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico com 100 orientações sobre o Banco do Povo Paulista e cadastros para vagas de emprego, fortalecendo o eixo da empregabilidade dentro da unidade.
Essas ações consolidaram o equipamento como um espaço de convivência, aprendizado e integração social. “A Praça da Cidadania é um marco na descentralização das políticas públicas, levando oportunidades de formação, cultura e lazer aos bairros. O projeto inverte a lógica tradicional de deslocamento dos moradores até o centro, elevando o poder público até onde o povo vive”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social do município, Mila Boigues.
Os espaços externos ainda registraram 8.831 visitantes, demonstrando a adesão da comunidade às atividades esportivas e de lazer na quadra de futsal, parquinho, quadra de basquete, academia ao ar livre, pistas de caminhada e de skate.
“Essa é uma conquista de toda a comunidade e representa nosso compromisso em levar mais qualidade de vida, qualificação profissional e lazer para o Marengo e entorno. Em apenas 100 dias, mostramos que quando o poder público se aproxima do povo, transformamos realidades”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.