O prefeito de Itaquaquecetuba, Dr. Mamoru Nakashima, esteve nesta terça-feira, 7, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, para encaminhar ofícios ao vice-governador Rodrigo Garcia e ao secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, solicitando a liberação de verbas do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento) e cobrar uma posição sobre as reformas das estações de trem do município. A agenda contou com a participação do deputado estadual André do Prado.
“A falta de investimentos nas estações, o apelo e o sofrimento da população de Itaquá durante todos esses anos já é o suficiente para que o Governo do Estado olhe com mais carinho e tome uma providência, tenho certeza que o governador João Dória, o seu vice Rodrigo e o secretário Vinholi estarão atentos a essa necessidade”, comentou o prefeito.
Em agosto de 2018, representantes da Prefeitura de Itaquaquecetuba, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e Sistran, empresa responsável pela elaboração do projeto se reuniram para traçar o cronograma de reformas das estações Aracaré e Manoel Feio.
Durante o encontro, o assessor executivo da CPTM Renato Penna, detalhou as ações a serem realizadas e disse que as obras estavam previstas para o início no segundo semestre de 2019.
O diretor da Sistran, Cláudio Macedo, disse que durante as obras a Estação Manoel Feio não deixará de operar, diferentemente da Estação Aracaré que será atendida pelo sistema Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) de ônibus, já que a estação será praticamente toda demolida.
Tanto no Manoel Feio quanto no Aracaré serão realizadas intervenções para melhorar o acesso de pessoas portadoras de necessidade especiais, correção das plataformas, que hoje são desniveladas e possuem degraus que dificultam o embarque e o desembarque de passageiros, passarelas com rampas, nova cobertura, elevadores, entre outras adaptações.
Por parte da Prefeitura serão realizadas obras de melhorias nas vias de acesso às estações.
O prefeito Dr. Mamoru Nakashima se mostrou satisfeito com os projetos apresentados, mas pede que as obras se iniciem o quanto antes.
“Desde 2013 tenho cobrado do Governo do Estado em relação as essas melhorias nas estações e vamos continuar pedindo ao governador que nos ajude”, disse Mamoru.