A Prefeitura de Itaquaquecetuba (por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) está promovendo diversas ações de reflexão e prevenção para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – celebrado em 18 de maio por meio da campanha “Faça Bonito”.
Exposição, caminhada, apresentação de vídeos, rodas de conversas, entre outras ações foram inseridas na programação da campanha que tem por objetivo combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Caiuby está sendo realizada uma exposição de telas com pinturas realizadas pelas crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em parceria com a Associação Ebenezer.
“Todos os desenhos fazem alusão a Campanha Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma vez que por meio de atividades artísticas o público infantil e adolescente contribui com a realização de ações preventivas contra ocorrência deste tipo de violação de direitos; algumas telas também informam meios de canal de denuncia como o Disque 100”, comentou a coordenadora do CRAS Caiuby, Cristiane Teixeira.
A exposição estará aberta ao público até a segunda quinzena do mês de junho e poderá ser apreciada nos dias e horários de funcionamento do CRAS Caiuby de segunda à sexta-feira das 8h às 17 horas. Depois deste período o objetivo é levar a exposição para outros equipamentos públicos e demais espaços da cidade.
Além da exposição de telas, no dia 18 de maio foram realizadas roda de conversa e orientação com assistentes sociais e psicólogas, houve exibição de vídeo educativo e foi realizada uma oficina de cartazes, atividades que contou com participação de pessoas de todas as faixas etárias. Na oportunidade, os participantes da oficina de cartazes e trabalhadores da assistência social receberam camiseta da campanha com o objetivo da multiplicação da informação desta forma de violação de direitos.
No CRAS Recanto Mônica foi promovida essa semana a Caminhada “Faça Bonito”. A passeata foi realizada pelas ruas do bairro Horto do Ipê e Recanto Mônica. A ação contou com a participação da comunidade.
“Temos que conscientizar a população sobre a necessidade de combater esse crime fazendo a denúncia para proteger as nossas crianças e adolescentes dessa crueldade”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Joerly Nakashima.