Cerca de cem Microempreendedores Individuais (MEI’s) de Itaquaquecetuba participaram de uma ação especial em comemoração à Semana da Regularização, promovida pelo escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP).
Essa etapa do Fique em Dia teve como objetivo regularizar, junto à Receita Federal, a situação das microempresas da cidade com o apoio da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE).
Uma unidade do Sebrae Móvel passou o dia na Praça Padre João Álvares, ofereceu orientações gerais e encaminhou a demanda para a SEMDE, onde servidores municipais e agentes do Sebrae aguardavam para realizar a abertura, baixa, alteração, declaração anual, entre outros serviços.

“A ação serviu, principalmente, para alertar aos microempreendedores sobre a necessidade de regularização das pendências financeiras de seus empreendimentos, já que o prazo se encerra no dia 31 de agosto”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila.

A regularização dos débitos por parte dos MEI’s evita possíveis cobranças judiciais e outras consequências como: perda de benefícios previdenciários, cancelamento do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), exclusão dos regimes Simples e Simei (Receita Federal, Estados e Municípios), que são sistemas de recolhimento em valores fixos mensais de tributos, impedimentos para a obtenção de financiamentos e empréstimos, entre outros.